FAQ

Por que preciso de um laudo de avaliação?

  • Para que seja determinado o seu valor de acordo de maneira isenta, dependendo da finalidade do laudo, seja para imóveis ou máquinas e equipamentos.

Qual é a vantagem de contar com um laudo de avaliação para a contratação de uma apólice de seguros?

  • Para evitar a aplicação da cláusula de rateio, equacionar o valor do prêmio da apólice, pagar o valor justo, facilitar a negociação do valor em risco junto as seguradoras e resseguradoras. Em caso de sinistro, serve como uma análise rápida em cima de valores previamente apurados por empresa idônea.

Quando eu devo contratar um laudo de avaliação?

  • Há diversos momentos em que se faz necessário utilizar um laudo, especialmente quando for um bem peculiar e complexo. Quando for necessário uma abordagem com “fé pública” de um engenheiro técnico especialista, antes de contratar uma apólice de seguro, ou ao oferecer um bem como garantia para uma linha de crédito, por exemplo.

O que acontece se eu não tenho um laudo de avaliação e solicito uma linha de crédito dando um bem como garantia?

  • Neste cenário há 3 possíveis situações. A primeira é a empresa negar a linha de crédito; a segunda alternativa é a empresa solicitar que seja providenciado um laudo de avaliação; e a terceira é oferecer uma outra linha de crédito com taxas mais altas.

Como escolher uma empresa de avaliação?

  • O primeiro aspecto a ser observado é a sua equipe técnica, em seguida sua presença no mercado de avaliação. Uma boa forma de se fazer isso é conhecer os cases de avaliação realizada pela empresa e os clientes atendidos. Essas informações irão mostrar o nível de maturidade da empresa frente a seus concorrentes.

Tenho vários bens espalhados geograficamente pelo país. Como as vistorias são realizadas?

  • Em geral temos um prazo padrão de 10 dias corridos para entrega do laudo depois de concluída a vistoria. Diante disto fazemos um cronograma para conciliar as vistorias, vistoriadores, fechamento e entrega, planejada junto com o cliente.

O bem que eu preciso avaliar não está em São Paulo, como posso contratar a avaliação para este bem? É necessário fazer a vistoria?

  • Temos vistoriadores experientes que cobrem todo o território nacional, seja para avaliação civil (urbano e rural) ou para avaliação de máquinas e equipamentos. Atendemos tanto pessoas jurídicas quanto físicas independentemente de onde estão localizadas. A vistoria é sempre necessária com o objetivo de se determinarmos o seu estado de conservação.

O cliente apresentou um laudo da S4A Avaliações como eu faço para saber se foi adulterado?

  •  Os laudos realizados pela S4A Avaliações a partir de maio de 2019, possuem registro em blockchain por tempo indeterminado, ou seja, se um de nossos laudos sofrer qualquer tipo de alteração, será possível saber se ele foi adulterado ou é o laudo original enviado ao cliente. Para laudos emitidos antes da data indicada, a S4A Avaliações poderá confirmar sua validade.

Quanto tempo leva para fazer um laudo?

  • Depende da finalidade. Os projetos de preparação de laudos, que incluem desde a vistoria até a elaboração do laudo, podem levar de 10 dias a 6 meses. Imóveis rurais ou urbanos se enquadram na hipótese de menor tempo, e complexos industriais no de maior tempo.

Fiz o último laudo de avaliação há 3 anos, ele é válido para contratação de uma nova apólice de seguros patrimonial?

  • Não. É prática do mercado reavaliar os ativos de três em três anos.

Qual é a validade de um laudo de avaliação?

  • O laudo de avaliação é uma “fotografia do momento” e refletem aquele instante em que o laudo foi feito. Porém há situações onde se poderão aceitar laudos elaborados num intervalo de um mês ou até 6 meses. A empresa que irá “consumir” o laudo poderá ter uma política própria de prazos de validade. Para a contratação de seguros tipicamente o laudo é aceito pelo período de um ano, e por dois anos consecutivos são feitas atualizações através de índices específicos.

Tenho um relatório de avaliação feito por satélite, quais são os riscos que eu corro se eu aceitar o bem avaliado como garantia de crédito?

  • Quando a vistoria do bem é realizada por técnico experiente, ele poderá observar a situação de uma perspectiva mais ampla, incluindo vocação rural da região, confrontantes, qualidade de acessos e melhoramentos públicos, além de obter “in loco” as pesquisas de imóveis semelhantes à venda. A avaliação feitas por satélite não é tão completa, e acaba servindo apenas como uma referência de valor, e não como um documento formal com “fé pública”, ou seja tem menor grau de confiabilidade.