Avaliação – Importante ferramenta de apoio à decisão

Avaliação – Importante ferramenta de apoio à decisão

03 de outubro, 2016 | Sem categoria
avaliação

Seja na oferta de crédito, seja na contratação de um seguro ou mesmo na negociação de compra e venda de um ativo ou um negócio conte com apoio de um parecer de valor profissional.

O avaliador conhece a dinâmica de mercado, está atualizado com relação à diversos segmentos de negócio, tem a experiência e o conhecimento técnico necessários para mitigar dores de cabeça futuras.

Processos jurídicos que envolvam análises de valor devem necessariamente ser realizadas por perito competente. A avaliação é o tipo de consultoria indispensável em todas as circunstâncias onde haja um litígio, uma disputa entre partes e opiniões diversas sobre o valor de uma ativo. O avaliador entre em cena como se fosse um árbitro no que tange às cifras disputadas.

Também a avaliação é imprescindível em momentos de crise, pois há uma maior volatilidade no mercado e todos perdem as referências de valor de um bem. Escolha empresas que sejam conceituadas, especialistas no segmento de sua necessidade, vale notar que especialmente a S4A tem um banco de dados de milhares de transações de compra e venda nos leilões da Superbid todas muito atuais.

A avaliação bem feita irá reduzir desperdícios, investimentos mal feitos, ágios e todo tipo de decisão tomada às cegas por falta de uma informação de valor mais precisa.

Cuidado com laudos de avaliação que não tenham sido assinados por técnicos habilitados que são responsáveis pela avaliação o que resulta em um documento com fé pública.

Há distâncias enormes entre um laudo de avaliação feito por especialistas à partir da aplicação de normas técnicas e uma avaliação feita por imobiliária local, por exemplo. O primeiro tem mais rigor e um compromisso com o resultado o segundo apresenta uma vaga ideia de valor com nenhum compromisso quanto ao número atribuído à um bem, por exemplo.